Gramado como sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, possui um fluxo de pessoas visitando por um período e se hospedando. O que causa, então, um fluxo capital continuo e muito intenso destacando a cidade e fazendo com que imóveis para locação sejam uma fonte de renda alta e praticamente vitalícia.
Mesmo que a opção de investimento mais procurada em Gramado seja através do aluguel, o setor imobiliário da região é consistente e permite outros tipos de investimentos dentro do setor, como a compra e venda de imóveis, seja na planta ou prontos e também de terrenos, que são sempre muito bem valorizados. A facilidade de aquisição dos imóveis se dá pela acessibilidade às construtoras da região que praticam preços menores em projetos e plantas e, também, pelo alto fluxo de transações imobiliárias que ocorrem.
Além dos investimentos imobiliários, não apenas em Gramado, mas na Serra Gaúcha inteira, possuem diversas opções de investimentos que podem ser tão rentáveis quanto o mercado imobiliário, como o setor da alta gastronomia e comércio.